Psicoterapia online funciona?

Tempo de leitura: 3 minutos

Psicoterapia online funciona?

psicoterapia online acidamente Novas formas de prestação de serviços estão surgindo e as antigas estão passando por modificações. Atendimento médico por chamada de vídeo, conversas com advogados à distância, contratação de serviços via streaming (Netflix, HBO Go, Disney+, Amazon Prime, Microsoft xCloud), pedidos de comida pelo celular (iFood, Uber Eats, Rappi). Muitas mudanças estão acontecendo pela necessidade dos clientes e pela dinâmica da própria vida cotidiana. Novas formas de solucionar problemas novos e antigos são desenvolvidas para trazer maior comodidade e acessibilidade para aqueles que assim preferem.

Mas e terapia online, será que isso funciona mesmo?

A partir de 10 de Novembro de 2018 a Resolução CFP nº 11/2018, que atualiza a Resolução CFP nº 11/2012 sobre atendimento psicológico online e demais serviços realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância entrou em vigor, ampliando as possibilidades de oferta de serviços de Psicologia mediados por Tecnologias da informação e comunicação.

Isso quer dizer que o próprio Conselho Federal de Psicologia, identificando a necessidade da atualização dos meios de atendimento Psicológico, reformulou sua própria resolução antiga (2012), permitindo maior liberdade no acompanhamento Psicológico online. Desde então, Psicólogos e Psicólogas do Brasil todo que estão dentro das exigências dos Conselhos Federal e Regional, com seu registro profissional em dia e devidamente cadastrado e autorizado a prestar serviços à distância estão liberados para oferecer esse tipo de serviço.

O acompanhamento Psicológico online é realizado da mesma forma que o presencial: sessões semanais, com duração de aproximadamente cinquenta minutos à uma hora, realizadas por chamadas de vídeo por ferramentas de comunicação (google hangout, skype, Google Duo ou qualquer outra ferramenta de comunicação online de qualidade). Os detalhes do atendimento irão variar de acordo com a forma de trabalho do próprio profissional.

Essa forma de prestação de serviços de Psicologia deve ser analisada como algo a trazer maior acessibilidade aos acompanhamentos clínicos psicológicos, tendo em vista que facilita a procura de ajuda profissional quando há necessidade.

A questão mais importante é saber se o paciente irá se adequar ao tratamento, se fará sentido para ele esse tipo de atendimento, se não haverá desconfortos ou prejuízos para ele durante as sessões. Caso a percepção do atendimento psicológico online seja positivo, não há motivos para falar que não é válido para aquele paciente esse tipo de busca pelo tratamento das suas próprias questões.

Procure se informar se o profissional que você está interessado em contratar para sua terapia online está devidamente liberado para prestar esse tipo de serviço e caso esteja, sinta-se livre para buscar auxílio e avaliar se aquele tipo de conexão profissional faz sentido para você.

 


VOCÊ TAMBÉM ME ENCONTRA AQUI:

 

📷 Instagram   🎥 Youtube   🎧 Deezer   🎧 Spotify

 

🎧 Castbox   🎧 Google Podcasts   🤍 Apoia.se   📋 LinkedIn

 

 


Mais:

✅Deseja fazer terapia? Agende seu atendimento online.

✅ Saiba mais sobre o atendimento Psicológico online

✅ Confira a minha agenda de atendimento e saiba mais sobre minha disponibilidade.

Compartilhe:

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 16 =