Depressão NÃO EXISTE! Será verdade?
INSCREVA-SE NO CANAL!
“Depressão não existe.”
“Tristeza é frescura.”
“Bebe que passa.”
“Só mulher que tem depressão.”
“Isso aí é coisa de quem não tem amigo.”
Com certeza você já ouviu alguma pessoa dizendo alguma dessas frases. Pelo menos algo parecido.
Isso é devido ao pouquíssimo conhecimento das doenças mentais e outros transtornos na nossa sociedade em geral. Esse pouco conhecimento dá espaço a uma infinidade de crenças que muitas vezes agravam ainda mais a situação da pessoa adoecida.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão será até 2020, o maior motivo de afastamento do trabalho no mundo. No Brasil, cerca de 5,8% da população tem a doença, o que nos torna o país campeão de casos em toda a América Latina.
Além das dificuldades pelas quais as pessoas diagnosticadas com depressão já passam pela própria doença, elas são constantemente denegridas com essa imagem completamente distorcida da depressão.
Esse tipo de preconceito existe nos mais diversos lugares, inclusivo na própria pessoa deprimida, que em algumas situações não acreditava na depressão até passar por ela.
A falta de empatia, generosidade e cuidado com o próximo pode prejudicar a evolução do quadro clínico de uma pessoa com depressão, tornando a luta pela cura cada vez mais complexa e cansativa.
Grande parte das pessoas que violam o direito ao sofrimento e adoecimento de outro alguém o faz na “certeza” de que é uma mentira, fantasia, algo que serve para chamar a atenção de alguém ou talvez um pequeno momento de tristeza.
A depressão existe e é algo tão sério que você precisa tomar cuidado com isso.
Hoje, o ácidamente te explica um pouco mais sobre o adoecimento psíquico e te mostra como a depressão é mais real do que parece.
Puxa a cadeira, acompanhe o nosso vídeo e saiba mais! 🍋
VOCÊ TAMBÉM ME ENCONTRA AQUI: