Todos nós passaremos por momentos difíceis na vida. Alguns mais fáceis, outros exigirão um pouco mais de paciência, dedicação e cuidado.
Para os momentos onde o equilíbrio não é tão fácil assim a terapia pode ser uma ótima ferramenta para te ajudar a lidar com a sua situação particular de uma forma mais positiva, te auxiliando a superar seus medos, controlar suas ansiedades, construir uma autoestima mais fortalecida e promovendo bem estar psíquico e físico.
Mas como saber se o que você está vivendo exige maiores cuidados e acompanhamento psicológico?
Basicamente não há uma resposta padrão para todos os casos, mas existem alguns pontos que podem ser relevantes você considerar antes de descartar a procura de um psicólogo clínico:
- Como você considera que está sua saúde no geral? Você tem se cuidado? Você se sente confortável fisicamente e psicologicamente? Como está o seu sono? Está se sentindo cansado e desmotivado? Você está se alimentando bem?
- Como estão as suas relações sociais? Você está se considerando animado para encontrar pessoas, fazer novas amizades e socializar? Você percebe alguma diferença no seu estado de humor recentemente? Sente que está menos preparado para falar em público ou ser percebido por muitas pessoas ao mesmo tempo? Você sente dificuldade recente em receber pessoas em sua casa? Sente alguma diferença no seu limiar de paciência ou controle das suas emoções?
- Existe alguma coisa que te tira a calma? Existe alguma situação problemática para você, seja ela recente ou antiga? Você já passou por algum trauma ou momento de muita dificuldade emocional? Você percebe que seus problemas estão te tirando o sono ou te atrapalhando a aproveitar as suas situações de vida?
Se alguma situação pontuada a cima te trouxe uma reflexão ou te chamou a atenção para o seu próprio comportamento atual, pode ser que isso seja um indicativo de que a psicoterapia seja positiva para te ajudar a lidar com esses conteúdos que muitas vezes são difíceis de lidar sozinho.
Lembre-se: psicoterapia não é apenas indicada para pessoas com doenças psiquiátricas, loucos ou algo do tipo. Cuidar da saúde mental deveria ser prioridade para todo mundo, tendo em vista que todos estamos sujeitos a lidar com situações complexas e sermos afetados por isso.
Nem todos os problemas serão “simples” de se resolver sozinho e está tudo bem em pedir ajudar para se cuidar melhor. Isso é sinal de sensibilidade e preocupação consigo mesmo e quanto antes você se atentar para essa questão, melhor será para o seu próprio processo.
Mais:
Deseja fazer terapia? Agende seu atendimento online.
Saiba mais sobre o atendimento Psicológico online
Confira a minha agenda de atendimento e saiba mais sobre minha disponibilidade.
VOCÊ TAMBÉM ME ENCONTRA AQUI:
📷 Instagram 🎥 Youtube 🎧 Deezer 🎧 Spotify
🎧 Castbox 🎧 Google Podcasts 🤍 Apoia.se 📋 LinkedIn